banner
A Escola Ciência Viva

A Escola Ciência Viva é um projeto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.



É a primeira escola do 1º ciclo a funcionar num Centro de Ciência, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, um museu interativo de ciência e tecnologia, aberto ao público desde Julho de 1999, no Parque das Nações, em Lisboa.

Aplicamos os recursos da moderna museologia científica ao currículo do 1º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência.

Estamos perante um programa educativo que é único em toda a Europa. A ideia de aprofundar a missão educativa dos museus está por detrás de alguns dos projetos mais inovadores dos últimos anos, como é o caso das museum-schools, que se têm vindo a afirmar do outro lado do Atlântico – o Science Centre School, em Los Angeles, é um dos exemplos mais conhecidos.

Contamos com o apoio de instituições científicas e de profissionais da ciência e da tecnologia para desenvolver nos alunos o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia.

A Escola Ciência Viva acrescenta ainda uma dimensão singular a este tipo de projetos, a da criação de uma rede de aprendizagem capaz de abranger a diversidade da população escolar de uma cidade – neste caso, de uma capital europeia. Ao envolver cada um dos agrupamentos escolares de Lisboa, a Escola Ciência Viva multiplica ocasiões de intercâmbio de experiência e conhecimentos, abrindo perspetivas de colaboração produtiva para professores e alunos em toda a cidade.


Uma ligação especial à cidade de Lisboa


No ano letivo de 2016/17, o projeto envolveu todos os agrupamentos de escolas da cidade de Lisboa, num total de 1310 alunos e 60 professores, provenientes de 51 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, que frequentaram uma semana na Escola Ciência Viva, com o apoio ativo da Câmara Municipal de Lisboa e do seu Departamento de Educação e Juventude.

A participação efetiva da Câmara Municipal de Lisboa é, naturalmente, um fator decisivo para a sustentabilidade de um empreendimento educativo desta natureza; e é por isso que a CML está empenhada no seu sucesso, assegurando condições de base tão fundamentais como o transporte escolar e a alimentação.



Comissão Científica

Para garantir os mais elevados níveis de qualidade e rigor, a Comissão Científica da Escola Ciência Viva integra personalidades de referência do mundo da ciência e da educação, ao nível nacional e internacional.




Voltar