banner
Comissão Científica
A comissão científica da Escola Ciência Viva integra personalidades de referência do mundo da ciência e da educação, ao nível nacional e internacional.

Alexandre Quintanilha



Trabalhou vários anos na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde foi diretor do Centro de Estudos Ambientais. Também foi diretor do Centro de Citologia Experimental e professor catedrático no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto e coordenador do Instituto de Biologia Molecular (IBMC), Porto.
Atualmente é deputado na Assembleia da República e Presidente da Comissão de Educação e Ciência no Parlamento e presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.



Ana Maria Bettencourt



Com licenciatura e mestrado em Psicologia na Universidade de Paris VIII - Vincennes, e doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Paris V - René Descartes - Sorbonne, Ana Bettencourt foi eleita presidente do Conselho Nacional de Educação pela Assembleia da República, em 2009. Dedica-se activamente à intervenção cívica em educação, ensino superior e direitos das mulheres. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), Comendadora da Ordem de Mérito (França) e Grande Oficial da Ordem de Leopoldo II (Bélgica).



Arsélio Pato de Carvalho



Professor jubilado do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, da qual foi reitor, é o Presidente Honorário do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra (CNC) e Conselheiro de Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Continua a ser membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto de Educação e Cidadania, na Mamarrosa, do qual foi fundador.
Em 2007 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República.



Carlos Fiolhais



É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Criou e dirige o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho.
Ganhou vários prémios e distinções: em 1994 o Prémio União Latina de tradução científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; em 2006 os Prémios Inovação do Forum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora; e em 2012 o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano.
Atualmente também é responsável pela área do conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).



Manuel Paiva



Foi presidente da Comissão Ciências da Vida da Agência Espacial Europeia (ESA) (1989 - 1992), vice-presidente da Comissão Micro-gravidade da ESA (1992 - 1994), membro da Comissão Científica da ESA para a Estação Espacial Internacional (1994 - 2000) e presidente dos Fundos Educativos da ESA para a Estação Espacial Internacional (2003 - 2005). Participou em dez missões espaciais da NASA e da ESA, três das quais como investigador principal.



Maria do Carmo Fonseca



Prémio Pessoa (2010), é Professora Catedrática da Faculdade de Medicina de Lisboa. Coordena, desde 2001, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina. Pertence à Academia Portuguesa de Medicina e à Academia das Ciências de Lisboa. Foi distinguida por três vezes com o Prémio de Investigação Pfizer, atribuído pela Sociedade das Ciências Médicas, em Lisboa. Recebeu em Espanha o Prémio DuPont de Ciência (2002), sendo a primeira mulher com este galardão ibérico, criado em 1992.



Maria Helena Costa Salema



É Doutorada em Educação, na especialidade de Pedagogia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996) Mestre em Educação, na especialidade de Supervisão e Orientação Pedagógica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1986) e Licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Aprender e Ensinar a Pensar, Educação para a Cidadania e Formação de Professores.
Recentemente, Coordenadora Nacional e membro do grupo director do Projeto do Conselho da Europa “Educação para a Cidadania Democrática” (2002-2005). Membro enquanto perito na Expert Network on Indicators for European, Active and Democratic Citizenship coordenado pelo “Center for research on lifelong learning” do “Joint Research Center” da Comissão Europeia e apoiada pelo Conselho da Europa.



Voltar