banner
Exposições Interactivas
Edição 2016-2017

Bom Apetite! A ciência está na mesa

Na exposição Bom apetite, a ciência está na mesa, os alunos podem explorar os alimentos de uma forma desafiante e educativa e perceber que comer bem não é apenas uma questão de calorias ou quantidades.



Risco – uma exposição para audazes

Identificar o risco, compreendê-lo e ser capaz de o avaliar, individualmente ou em grupo, de forma a ser-se audaz no momento adequado, é o mote desta exposição.



Edição 2015-2016

ESPINAFRES & DESPORTO

Nesta exposição os alunos podem experimentar dezenas de módulos interativos onde a atividade física e o corpo humano estão em destaque.



VIRAL

VIRAL é uma exposição interativa que explora o que é o contágio e como funciona, revelando fenómenos biológicos, sociais e questionando o seu impacto nas nossas vidas.



Edição 2014-2015

DÒING - Littlebits™

Através da exploração livre das peças LittleBits™ e do seu funcionamento, os alunos são convidados a realizar uma tarefa para a qual não há só uma solução; é o processo de descoberta e exploração, juntamente com o trabalho em grupo, que vão conduzir ao produto final – uma selva eletrónica.







Ipad’s na exposição

De ipad’s em punho os pequenos cientistas podem explorar a exposição Vê, Faz e Aprende e responder a diferentes questões sobre os módulos de uma forma lúdica e educativa.


Jogo interativo Missão Rosetta

No seguimento da acoplagem da sonda Philae no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e como complemento da exposição sobre a Missão Rosetta da ESA, que esteve patente no Pavilhão do Conhecimento, os alunos da Escola Ciência Viva participaram num jogo interativo de perguntas e respostas que relaciona os conteúdos da mesma. Respondendo em equipas e utilizando iPads, os alunos descobriram inúmeros fatos sobre os cometas e o Sistema Solar.





Edição 2013-2014

Vê, Faz e Aprende


EB1 Leão de Arroios

EB1 Madre de Deus

EB1 Leão de Arroios


Explora




EB1 Paulino Montez

EB1 S.João de Deus

EB1 Paulino Montez


Dóing


EB1 Prof. Aida Vieira

EB1 Arco Irís

EB1 Raul Lino


Era uma vez


EB1 Arco-Irís

EB1 Homero Serpa

EB1 Homero Serpa


Edição 2012-2013



  • Explora

  • Nesta sala os alunos poderão explorar um espaço cheio de fenómenos naturais e descobrir os seus mistérios. Descobre como nasce um arco-íris. Como funciona o nosso olho, e porque é que vemos o mundo como vemos?


  • Vê, Faz e aprende

  • Aqui a palavra de ordem é experimentar, tocar, mexer, observar e concluir, este é o espírito desta exposição. Experienciar deitar-se numa cama de pregos, fazer a contagem decrescente para o lançamento de um foguetão de hidrogénio, sentar-se ao volante de um carro com rodas quadradas para desfrutar de uma viagem invulgar, e tentar descobrir a misteriosa chave da arca do tesouro e revelar a ciência por detrás de tudo isto.





Explora



Vê, Faz e Aprende



Edição 2011-2012


Física no dia a dia


O Mar é Fixe mas não é só peixe


Explora


Vê, Faz e aprende



Edição 2010-2011

As exposições e as atividades propostas permitem aos alunos da Escola Ciência Viva explorar o mundo natural de forma ativa, descontraída e lúdica.




Voltar