banner
Jardim botânico
Encontro com a botânica Raquel Barata

O Encontro com o Cientista teve lugar no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Os pequenos cientistas tinham à sua espera a botânica Raquel Barata, que lhes mostrou que um jardim botânico é na realidade um museu de plantas do mundo inteiro.

A investigadora explicou que os frutos servem para as plantas se reproduzirem e têm sempre sementes no interior. As plantas são boas para a saúde porque dão-nos proteína e sais minerais, como é o caso das leguminosas.
Mas nas nossas escolhas devemos ter em conta a sustentabilidade do planeta, comprar produtos produzidos localmente, e assim diminuir o impacto do nosso consumo uma vez que se recorre a menos transportes poluentes para esse produto chegar a nossa casa.
O ideal é comermos fruta da época, de forma a evitar a que veio de estufa e que apanhou com mais produtos químicos.

No final do encontro, os alunos da Escola Ciência Viva ficaram a conhecer a proveniência de alguns alimentos através de um jogo em que assinalaram a sua origem no mapa de Portugal.





Aprendi com um cientista que ...

As plantas são importantes porque são a base da alimentação de muitas espécies e também produzem oxigénio. As plantas são também usadas para fabricar medicamentos, vestuário, papel e madeira, entre outras coisas.

Como imagino...


Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB Quinta dos Frades e EB n.º 195
24 de janeiro de 2020


Voltar