banner
Lasers de luz invisível
Encontro com a física Marta Farjado

A investigadora Marta Fajardo, física do Instituto Superior Técnico (IST), veio à Escola Ciência Viva falar de lasers de luz invisível.

Qual a diferença entre uma lâmpada e um laser? Os lasers são monocromáticos e a sua luz não se espalha por todo o lado, como a da lâmpada. O feixe do laser tem uma grande intensidade e é muito concentrado, como tal não podemos apontá-lo aos olhos, sob o risco de cegar. É tão forte que o laser é muito usado em operações médicas, para cortar metal, nas fibras ópticas e nos CD de blu-ray.

A investigadora fez algumas experiências com os alunos que mostraram que às vezes a luz se comporta como uma partícula e outras vez como uma onda, algo que os cientistas hoje em dia ainda não conseguem explicar.





Aprendi com um cientista que ...

É possível medir a distância entre a Terra e a Lua usando lasers.
Na Lua foram colocados, pelos astronautas, uns retrorefletores (espelhos gigantes), se apontarmos um laser para a Lua, este feixe de luz bate nos reflectores e volta para a Terra. A luz laser demora 2,5 segundos, a ir e voltar da Lua, o tempo de chegar à Lua são 1,25 segundos, sabendo isso e a velocidade da luz é possível calcular a distância entre a Terra e a Lua.



Como imagino...


Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB Parque das Nações e EB Jorge Barradas
14 de fevereiro de 2020


Voltar