banner
O que faz um historiador da tecnologia?
Encontro com a historiadora Maria Paula Diogo

Estudar a História da Tecnologia e da Engenharia em Portugal no século XIX é o trabalho da investigadora Maria Paula Diogo.

O Encontro com o Cientista começou com uma viagem ao passado, a investigadora mostrou aos alunos da Escola Ciência Viva a imagem de três objectos: um telemóvel dos mais antigos (daqueles que mediam 25 cm e pesavam 1 kg!), a consola de jogos Magnavox Odyssey e o famoso videojogo Pong.
Aos alunos cabia a tarefa de tentar adivinhar que objetos eram. Curiosamente, ninguém acertou que o primeiro objeto era um telemóvel e acharam que a consola era um leitor de cassetes!

No seu trabalho, Maria Paula Diogo está sempre a viajar na máquina do tempo: anda para trás, para estudar o passado do objecto e como surgiu, e para a frente, para tentar perceber quais serão as consequências da sua utilização.

Hoje em dia, é graças ao domínio que temos sobre a tecnologia que podemos criar robôs simpáticos como a Viva, ou robôs de guerra como aqueles que são controlados pelo Darth Vader da Guerra das Estrelas!





Aprendi com um cientista que ...

A base de todos os objetos tecnológicos foi o transístor, que surgiu em 1947, e os primeiros foram aplicados em rádios. Ao transístor seguiu-se o chip, que tornou os computadores mais pequenos, como o ZX Spectrum, que não tinha ecrã e ligava-se à televisão.

O primeiro computador pessoal foi criado em 1960 pela IBM e era do tamanho de quatro estantes de livros.

Como imagino...


Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB Luz-Carnide e EB S. João de Brito
29 de janeiro de 2020


Voltar