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Atividades de sala de aula

ECO-SENSORES4HEALTH - SOM
Nesta atividade são abordados conceitos simples relativos ao som e desenvolvidas experiências exploratórias de propagação do som em diferentes meios. Vamos recolher, tratar e analisar dados, com o objetivo de monitorizar níveis sonoros e avaliar diferentes reações dos participantes, ambicionando que os mesmos se tornem agentes de saúde ambiental, no que se refere ao som.




ECO-SENSORES4HEALTH - QUALIDADE DO AR
Dado que os alunos passam cada vez mais tempo em espaços interiores, onde as concentrações de poluentes podem ser significativamente superiores às observadas no exterior (WHO, 2010), é importante medir a qualidade do ar no interior da sala de aula. Para isso os participantes, irão manipular sensores, medir e registar a concentração de dióxido carbono em diferentes situações;





LEGO®WEDO
Explorar o fascinante mundo da robótica construindo e programando pequenos robots. Nesta atividade vamos montar robôs WeDo, explorar os seus sensores e aprender a programá-los para executarem algumas tarefas.





HORA DO CÓDIGO
Com esta atividade pretende-se promover a literacia digital e a computação. E desta forma, aproximar os alunos para o universo científico e tecnológico da informática e da programação de computadores.





INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO – SCRATCH JR.
Através da utilização de uma aplicação para iPads, os alunos podem organizar sequências de instruções num ambiente gráfico adaptado, aprendendo conceitos básicos de informática e de programação. No final, poderão contar uma história com os personagens, cenários e animações que criaram durante a exploração desta linguagem de programação.





AQUI HÁ MECÂNICA
Onde encontramos máquinas simples no nosso quotidiano? Que máquinas são essas? Como é que elas nos ajudam? Os alunos vão ter oportunidade de explorar e construir máquinas simples com roldanas, engrenagens (rodas dentadas), alavancas e balanças e dar exemplos das mesmas no meio envolvente.





ELETRICIDADE – Kit Siemens
Desafiar os alunos a explorar o mundo da eletricidade através da construção de circuitos. Os alunos irão utilizar lâmpadas, fios de crocodilo e baterias para a construção dos seus circuitos. Depois de apreendidos os conceitos está na hora de pôr em prática as aprendizagens e aplicá-las na realização de um jogo divertido de eletricidade.





ARTISTAS COM PINTA
Conseguirá um molho de espinafres, meio quilo de beterraba e um pedaço de carvão dar origem a uma bela obra de arte? Nesta atividade vamos descobrir a origem das tintas e extrair e fixar pigmentos de origem vegetal e mineral. Serão usadas diferentes técnicas de extração e diferentes substâncias que permitem aglutinar os pigmentos para formar as tintas. Com as tintas elaboradas os alunos terão oportunidade de dar asas à imaginação.



PLANTAS E SOLOS
Os solos constituem a porção mais superficial da crosta terrestre e integram um meio natural para o desenvolvimento das plantas, que constituem a base dos ecossistemas. Nesta atividade vamos descobrir algumas características das plantas e dos solos. Os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes tipos de solos e analisá-los de acordo com as suas propriedades: cor, textura, matéria presente e permeabilidade.





MAGNETISMO
Na natureza existem alguns materiais que apresentam a capacidade de atrair ou repelir outros pelo simples facto de estarem próximos uns dos outros, sem que seja necessário atuar sobre eles diretamente, isto é, aplicar-lhes uma força (puxar, empurrar, levantar, etc.). O magnetismo é o resultado de uma força – força magnética – que atua à distância. Nesta atividade os alunos irão explorar o fenómeno do magnetismo, verificar o comportamento de vários materiais na presença de um íman e perceber como a polaridade dos ímanes é responsável pela atração e repulsão. No final terão oportunidade de observar um meio de transporte em miniatura que se baseia nas propriedades do magnetismo – Maglev.



PONTES SEGURAS- IBM®

Os alunos são desafiados a construir uma estrutura entre dois pontos de apoio, simulando um vale ou leito de um rio, utilizando como materiais de construção apenas fita-papel, palhinhas, espátulas, elásticos, plasticina, entre outros. No final as pontes são testadas quanto à sua resistência, colocando várias massas até que todas elas estejam sobre o tabuleiro da ponte ou até a estrutura ceder.



NÓS SOMOS O QUE BEBEMOS - IBM®

A água é indispensável à vida e um recurso valioso. No desenrolar desta atividade os alunos irão perceber quais são os fatores que influenciam a sua qualidade e trabalhar em conjunto para conceber um pequeno sistema de filtragem de água (com materiais de uso comum), com o objetivo de entender os processos envolvidos no seu tratamento a nível industrial.

BARCOS À PROVA - IBM®

Para navegar à vela é preciso arte e muita ciência. Neste desafio, em equipa, os alunos terão de projetar a navegabilidade de uns pequenos barcos de madeira: definindo o tamanho, o material e a forma das velas, e também a quantidade e distribuição dos mastros, terminando a sua construção. Posteriormente, os barcos serão testados no lago do Jardim da Girafa em condições reais, navegando de acordo com o vento.



DECIFRAR A DENSIDADE - IBM®

De acordo com um episódio fictício que serve de base ao desenrolar da atividade, os alunos são desafiados a construir uma estrutura que consiga transportar uma chave num curso de água simulado, que representa uma passagem por baixo de uma muralha. Recorrendo a material descartável e de diferentes características, e com tempo limitado, é possível testar a flutuabilidade antes do teste final: deixar a chave seguir na corrente e verificar se alcança o seu objetivo.



EMPACOTAMENTO - IBM®

Analisando as razões do empacotamento de alimentos e as estratégias utilizadas, os alunos serão desafiados e a construir uma embalagem para batatas fritas que será testada de acordo com critérios de peso e resistência. No final, a melhor embalagem, construída à base de cartão e reforçada com material diverso, entre palhinhas, arame, espátulas, entre outros, é a que consegue manter o maior número de batatas intactas, mas que ao mesmo tempo seja leve e fácil de acondicionar.



ESTRUTURAS À PROVA - IBM®

Para compreender os efeitos dos sismos nos edifícios, os alunos são desafiados a projetar a estrutura interna de uma casa, combinando vários materiais para as vigas, encaixes e solo, para posteriormente ser submetida a vários testes. Estes irão aferir a capacidade de resistência à carga, à inclinação sem deformação e à oscilação, simulando um sismo.

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