banner
Arquitetura
Encontro com a arquiteta Teresa Heitor




Teresa Heitor, arquiteta do Instituto Superior Técnico, foi a convidada para o “Encontro com o Cientista”, e veio mostrar aos alunos que um arquiteto também pode ser um investigador.

Para fazer o seu trabalho tem de tentar perceber como é que as pessoas habitam as casas e dão uso aos diferentes espaços, de maneira a que os seus projetos correspondam às expectativas de quem lá mora.

Baseando-se nas ilustrações do livro “I am the architect” de 2015 a convidada contou a história de uns amigos que queriam construir uma casa secreta num jardim. Um dos amigos, o João, ficou com a missão de desenhar o projeto da casa e para isso foi investigar, viajando por vários países como o Japão, o Iémen, o Egipto e por fim a Noruega.

Desta viagem pelo mundo, o João ganhou inspiração e começou a delinear o seu projeto, que foi desenhado tendo em conta algumas condições impostas. O João queria apresentar mais do que uma hipótese aos amigos e foi pensando em diferentes soluções. Dos três projetos de casa apresentados pelo João, a investigadora pediu aos alunos da Escola Ciência Viva para votarem na sua opção preferida. No entanto, apesar de se ter encontrado um projeto vencedor, ainda houve necessidade de fazer algumas modificações para garantir a segurança e o conforto dos seus habitantes.

É isto que um arquiteto faz! Projeta as casas, os edifícios e as cidades a pensar nas pessoas, e nas suas diferentes necessidades. Por esta razão, fazer um projeto exige muito trabalho de investigação.




Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB S. João de Deus e EB do Condado
30 de novembro de 2018


Voltar