banner
Química
Encontro com a química Paulina Mata

A Química está no nosso dia a dia e não é assim tão complicada, esta foi a mensagem que a investigadora Paulina Mata, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, veio transmitir aos alunos da Escola Ciência Viva nesta sessão do “Encontro com o cientista”.

Os químicos procuram estudar como é que as coisas são constituídas, isto é, os seus elementos mais simples, a composição da matéria.

Às partículas que formam a matéria chamamos átomos que, tal como os Legos, podem ligar-se e criar elementos diferentes. Apesar do número de átomos ser finito, as várias combinações entre eles traduzem-se no grande número de elementos que conhecemos.

A Química estuda também os alimentos, como os cheiros dos alimentos que são moléculas e que resultam da transformação dos mesmos.

A cozinha é literalmente um laboratório. Quando cozinhamos os alimentos estamos a fazer reações químicas. Os alunos ficaram a saber porque é que as pipocas pipocam e como fazer um bolo de chocolate numa caneca.




Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB B.º de S. Miguel e EB do Castelo
2 de novembro de 2018


Voltar