banner
Cidades do Futuro
Encontro com o engenheiro ambiental Hugo Tente




Esta semana foi a vez de Hugo Tente, do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, vir à Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento falar dos transportes nas cidades do futuro.

Neste propósito, desafiou os alunos da ECV a responder à pergunta “Como é que imaginam que vão ser os transportes do futuro?”. Para isso fizeram o exercício de imaginar as cidades e os transportes do futuro.

As cidades são vibrantes com muitas atividades e pessoas e haverá cada vez mais gente. É o que acontece nas cidades que determina o futuro do planeta e, se fizermos bem as coisas nas cidades, conseguimos fazer em todo o lado.

Mas, onde há muitas pessoas, há muita poluição e isso é um problema ambiental. Poluição de diferentes tipos, luminosa, sonora, do solo e do ar e este é um dos problemas que a engenharia ambiental procura resolver.

A poluição do ar, nomeadamente a quantidade de partículas existentes no ar, traduz-se em problemas graves de saúde para as pessoas provocando doenças respiratórias. A poluição do ar também faz diminuir a produção agrícola e é responsável pela degradação dos monumentos.

As alterações climáticas e o aumento da temperatura resultam das emissões de poluentes dos carros e das fábricas. Atualmente, a quantidade de dióxido de carbono é a maior dos últimos tempos, e muito devido aos meios de transporte que usamos, que continuam a consumir combustíveis fósseis. Mas com energia verde, tecnologia mais amiga do ambiente, podemos ter um futuro das cidades mais sustentável.




Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB Paulino Montez e EB das Laranjeiras
23 de novembro de 2018


Voltar