banner
Conhecer as plantas
Encontro com o biólogo Pedro Fevereiro

Pedro Fevereiro, biólogo, veio ao Pavilhão do Conhecimento participar no “Encontro com o Cientista” e brindou-nos com uma mesa farta... com várias plantas, em diversos recipientes.




Relembrámos a constituição e funções das plantas e partilhou a história de uma das plantas que nos trouxe: a purgueira, que foi trazida na altura dos descobrimentos e a ingestão dos seus frutos servia como medicamento para esvaziar os intestinos. Outra curiosidade desta planta é que é resistente à seca podendo passar 3 meses sem água.




Mas todas as plantas precisam de estar no solo? O meio onde se desenvolvem assim como o modo de reprodução foram outros temas desenvolvidos. Dado que, por norma, as plantas multiplicam-se por sementes, mas existem algumas plantas, como a banana, que não têm sementes e assim é necessário utilizar um pedaço da planta – uma estaca – que, colocada em condições propícias de temperatura e humidade, origina uma planta com as características da original. E é este o foco de trabalho do nosso cientista convidado, investiga os modos de propagação de algumas plantas difíceis de se multiplicarem e o meio de cultura adequado para se desenvolverem.





De forma a percebermos melhor a sua investigação observámos vários recipientes contendo algumas plantas num meio de cultura em gel que contendo água e nutrientes que as plantas precisam para se desenvolverem. Também nos mostrou fotografias dos diferentes espaços onde trabalha, na Estação Agronómica Nacional em Oeiras, no laboratório com a sua equipa e um vídeo que mostrava um investigador a fazer as preparações.



Sendo o trabalho do investigador descobrir coisas que não sabiam que existiam, um dos trabalhos que fazem no laboratório é engenharia genética ou seja, alteraram as características das plantas através da modificação dos seus genes que permite perceber como as plantas funcionam. Pedro Fevereiro finalizou a sessão com uma imagem de um piquenique entre colegas para nos explicar que os investigadores são pessoas com as outras e que todos os presentes podem vir a ser cientistas, desde que queiram e trabalhem para isso.

Escola Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento
EB Pe. Abel Varzim e EB Quinta dos Frades
4 de novembro de 2016




Voltar